domingo, 30 de janeiro de 2011

Linha do Vale do Lima

A Linha do Vale do Lima teria sido uma ferrovia, em via estreita (1000 mm), que ligaria Viana do Castelo a Ponte de Lima e à linha de Linha de Braga a Monção, numa extensão de cerca 21 km.
A 28 de Março de 1930, foi aprovada, pelo Decreto-Lei nº 1890 (Plano Geral da Rede Ferroviária do Continente), a construção, em via reduzida, da Linha do Vale do Lima.

As obras de construção foram iniciadas, foi terraplanado o percurso e procedeu-se ao assentamento de material ferroviário, travessas e carris.

A falta de financiamento e a concorrência das rodovias, entre outras, levou à paragem do projecto, ordenado por despacho ministerial de 31 de Dezembro de 1936.O material ferroviário foi vendido a uma empresa espanhola.Desconhece-se se terá existido, dado o avançado das obras, material circulante.O facto é que o comboio numa chegou a circular na linha.

A 22 de Julho de 1962, pelo Decreto-Lei nº4780, a linha é desclassificada do Plano Geral da Rede Ferroviária Continental, libertando, como diz o decreto, de condicionamentos ferroviários as zonas abrangidas pelo traçado daquela linha.

1 comentário:

  1. O material circulante para esta linha existiu efectivamente, e chegou a ser desembarcado em Viana do Castelo, onde esteve armazenado mais de uma década até ser finalmente vendido para Espanha, onde circulou nos suburbanos de Valencia até finais dos 80 do século passado.
    Eram seis automotoras eléctricas e 24 reboques Wumag, de fabrico Alemão; A linha deveria ter sido electrificada desde o início, pelo que o material era bastante avançado e de superior qualidade para o seu tempo.
    Actualmente, dois desses veículos estão a ser restaurados em Maiorca pela Fundação Ferrocaib, sendo que um deles será apresentado com as cores de fábrica originais: http://is.gd/vDYKxv

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