sábado, 10 de julho de 2010

Variante ferroviária da Trofa abre em Agosto

A Trofa está em vias de ficar sem o Metro, mas foi contemplada pela Refer com um investimento de 65 milhões que consiste numa variante ferroviária à Linha do Minho, que elimina o constrangimento da via única que atravessa a cidade. O novo troço encurta o actual percurso em 508 metros e irá, sobretudo, melhorar a regularidade dos comboios que circulam entre Porto, Guimarães, Braga, Viana e Valença. A obra agora terminada afasta a estação do centro da Trofa.

Segundo fonte oficial da CP, "estão previstas algumas alterações de horário que podem resultar em ganhos nos tempos totais de trajecto da ordem dos 2 a 4 minutos para os comboios de Braga e até 2 minutos para Santo Tirso". Já para Guimarães, os tempos de percurso mantêm-se inalterados devido aos cruzamentos existentes naquela linha, explorada em via única. O Alfa Pendular Lisboa-Braga deverá reduzir o tempo total de trajecto em 7 minutos, diminuição que será de apenas 2 minutos em sentido contrário. Mas o ganho maior é no trajecto para Viana do Castelo e Vigo, onde os inter-regionais da CP farão a viagem em menos 9 minutos. Os regionais Valença-Porto ganharão 5 minutos.

Esta obra encaixa também no projecto da alta velocidade, uma vez que a primeira fase da ligação Porto-Vigo utiliza a actual Linha do Minho até Braga. O objectivo é que após o prosseguimento para Vigo com uma nova linha, a viagem entre o Porto e a Galiza seja feita numa hora. E para isso a variante da Trofa é imprescindível. Trata-se de um troço de 3,6 quilómetros de via dupla, electrificada, que se inicia perto do apeadeiro da Senhora das Dores, passa a nascente da zona central da cidade e vai inserir-se no traçado existente à entrada da ponte sobre o rio Ave, incluindo um túnel de 1400 metros.

Como a maioria das obras ferroviárias, esta também está atrasada. A sua segunda fase - empreitada geral de construção, via e catenária - foi consignada em Fevereiro de 2009 por 23,5 milhões e deveria ter sido concluída em Maio passado. Erros de projecto, que têm a ver com o cálculo de materiais para a obra e as más condições atmosféricas, ditaram esta derrapagem, para já, de três meses. À cautela, fonte oficial da CP diz que a exploração ferroviária da variante da Trofa "está provisoriamente agendada para o mês de Agosto de 2010".


Fonte:Público

Nota: Tal como tínhamos informando anteriormente, a alteração de horário que vai haver em Agosto, poderá trazer a paragem do comboio IR 854 no apeadeiro de Darque.(informação fornecida pela CP)

Sem comentários:

Enviar um comentário