quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Plano assume TVG como prioridade

O Plano Regional de Ordenamento do Território do Norte assume como "opção estratégica" a execução do TVG entre Vigo e Porto, assim como a ligação a Lisboa. Sugere, também, o reforço das linhas regionais.

O coordenador técnico do documento, Manuel Miranda, sublinhou, ontem à noite, a prioridade dada à alta velocidade, embora reconheça que hoje o PSD possui uma posição distinta no sentido do abandono desse projecto. A equipa responsável pela elaboração do plano entende que servirá para "articular a franja atlântica", como explicou Manuel Miranda no debate sobre o PROT-Norte, organizado pela Campo Aberto no Clube Literário do Porto, que contou com as intervenções do geógrafo Rio Fernandes e da arquitecta Teresa Andersen. O documento em fase de discussão pública até segunda-feira sugere que o TGV tenha estações importantes em Aveiro, Braga e Valença.

Mas não são só as grandes linhas a mobilizarem o plano. A excessiva dependência do automóvel levou à inclusão do reforço das ligações regionais por via-férrea no documento. "Houve algum período de diálogo com a Refer e com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres. A estas instituições, não lhes agrada nada assumir compromissos. Grande parte dos recursos durante a vigência do PROT será mobilizada para o TGV. Nesse interregno, deve estudar-se a sério a rede ferroviária", acrescentou.

Assim, é afastado o encerramento de linhas e sugere-se, a longo prazo, o fecho do anel em via larga com o prolongamento da Linha de Braga a Guimarães; a electrificação e a modernização da Linha do Minho até Barcelos e Viana do Castelo, integrando a rede dos comboios urbanos da CP; a remodelação das linhas do Vouga e do Corgo (passando para via larga a ligação entre Régua e Vila Real); e a expansão da Linha do Douro até Pocinho e Barca D'Alva para explorar o potencial turístico. Seria investimentos a concretizar pela Refer depois de 2015.

Olhando para a ferrovia mais ligeira, surge a proposta de estender a Linha da Póvoa do metro a Viana do Castelo por Esposende, reforçando a "função train (comboio) em detrimento da sua função tram (metro ligeiro) a partir da estação da Senhora da Hora, como pode ler-se no plano regional, que propõe ainda a criação de uma rede de eléctricos modernos no Porto e em Braga.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário